Prezados segurados da Cambé Previdência,

Diante de desinformações propagadas –  supostamente com a finalidade de desqualificar a administração municipal e/ou  o corpo técnico do RPPS do Município de Cambé –   a Diretora Presidente da Autarquia Municipal – Cambé Previdência,  vem esclarecer acerca do assunto: RESULTADO FINANCEIRO .

Ocorre que as declarações de déficit financeiro não se coadunam com a verdade, uma vez que a Autarquia Municipal Cambé Previdência, NÃO POSSUI DÉFICIT FINANCEIRO.

Como exemplo, o resultado financeiro de 2024 , encerrará superavitário  em mais de R$ 26 milhões –  excluindo as receitas de capital . Essa e outras informações podem ser constatadas  através dos demonstrativos contábeis exigidos pela Lei 4.360/64 e, ainda,  no portal da transparência do Tribunal de Contas do Estado – TCE-PR  através do  link: Entidade – TCE-PR .

Existe déficit atuarial, o que é típico aos RPPS por questões de eventos históricos.

A Avaliação Atuarial é um estudo técnico elaborado anualmente por profissional independente – que mensura os recursos necessários para a cobertura dos benefícios atuais e futuros .

Em outras palavras, o estudo do cálculo atuarial , considera até que o último servidor ativo se aposente e receba integralmente os seus direitos.

O estudo é elaborado a partir de hipóteses atuariais e dados estatísticos, como a massa coberta pelo regime, taxa de mortalidade, taxa de sobrevida após a aposentadoria, taxa de incapacidade permanente por doenças e por acidentes e, ainda, o retorno esperado para os investimentos do Regime Próprio de Previdência.

Conforme o art. 37 da Constifuição Federal,  o Regime Próprio de Previdência Social possui caráter contributivo e solidário. À saber:

1- Os servidores ativos contribuem com 14% (quatorze por cento);

2- Os servidores aposentados e os pensionistas que recebem acima de um salário mínimo , contribuem com 4% (quatro por cento) até o teto do regime geral , e aqueles que recebem acima desse valor teto, contribuem com 14%  (quatorze por cento) – mas apenas sobre a diferença;

3 – O prefeito e/ou a gestão municipal, contribui com 19% (dezenove por cento) sobre cada servidor em atividade e  em abono permanência –  e além desse percentual, o ente ainda repassa o aporte anual a fim de garantir o equilibrio atuarial.  Em 2023 o aporte foi de pouco mais de 15 milhões e 2024 mais de 18 milhões.

Conforme determinou a Emenda Constitucional 103/2019  – nossa reforma previdênciária municipal  foi instituita através da Lei Complementar municipal nº 057/2021 .

Felizmente o municipio de Cambé adequeou suas próprias  regras de aposentadorias e pensões  – pois os munícipios que ainda não fizerem a reforma , além de responderem aos orgãos fiscalizadores,  estão sujeitos a  implantarem na íntregra, a reforma  previdênciária da união  – que trará regras de aposentadorias e pensões mais rígidas àqueles servidores  . (  PEC 38/2023  – em trâmitação).

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2380340

PARA CONHECIMENTO DOS SEGURADOS:

Em 2024 – a Cambé Previdência foi classificada como 16º – dentre os 942 Regimes Próprios de Previdência Social da categoria médio porte – durante o “6º Prêmio “Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária.” da ABIPEM – Associação Brasileira de Instituições de Previdências Municipais e Estaduais.

Em 2024 – a Cambé Previdência conquistou a certificação Pró-Gestão -RPPS – Nível II – que tem por objetivo o reconhecimento das boas práticas de gestão adotadas pelos Regimes Próprios de Previdência no Brasil.

No Paraná, apenas 07 (sete) municípios atingiram a pontuação necessária para obtenção da certificação – nível II:  Cambé, Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá, Pinhais, São José dos Pinhais e Toledo, além do RPPS do Estado – conforme lista publicada em setembro/2024 – no site do Ministério da Previdência Social.

Todas as nossas Prestações de Contas Anuais foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado  – e também possuímos o CRP –  Certificado de Regularidade Previdênciária  – emitido pelo Governo Federal por atendermos todos os critérios atribuidos para o bom funcionamento do RPPS.

Em nosso site, é possível acompanhar todos os atos de gestão.

Nossa equipe é composta por servidores públicos efetivos do município, ou seja, trata-se de uma equipe formada pelos principais interessados em uma gestão eficiente e sólida.

Estamos atentos às expressões e atitudes desta natureza e não toleraremos em nenhuma hipótese tais práticas de profanação.

Estamos sempre a  disposição dos nossos colegas servidores para quaisquer esclarecimentos.

Cordialmente,

Andréia C. da Silva – Servidora efetiva e Diretora Presidente